Cuidados nos atendimentos de urgência e emergência

Saiba quais são os cinco pontos de atenção, quando for atuar nestes casos.









Os atendimentos emergenciais são muito delicados para os pacientes, familiares e profissionais da saúde.

São momentos em que os médicos precisam ser resolutivos, aplicando a melhor técnica para salvar ou buscar o melhor resultado para o enfermo.


Entretanto devido à gravidade do quadro apresentado, pode ser que ocorram evoluções indesejadas.

Tendo em vista esse cenário, o médico deve tomar alguns cuidados ao prestar atendimentos de urgência e ou emergência:

▶ Atenção com setorização dos hospitais - você pode responder pelo erro de outro;

▶ O foco deve ser o atendimento ao paciente e resolução/tratamento do quadro.


Não deixe que a administração do hospital imponha burocracias ou critérios que vão atrasar a sua atuação, podendo levar ao agravamento do quadro do paciente. Quando se trata de emergência, resolver é a questão.

Caso trabalhe em alguma empresa de saúde que possui esse problema, faça uma reclamação por escrito ao diretor técnico, informando a situação e o prejuízo envolvido. Guarde uma cópia protocolada com você;


▶ Após realizar as intervenções necessárias, vem a hora de registrar tudo o que foi feito!

Descreva o seu raciocínio clínico, a atuação de todos os profissionais envolvidos, eventuais informações recebidas do paciente/parentes/socorristas que influenciaram o seu diagnóstico etc.

 O prontuário do paciente é o seu "contrato" com ele.



▶ Feito isso, vem o dever de informação: traga ao paciente ou familiar responsável os apontamentos sobre o quadro, quais eram os riscos, expectativas de acompanhamento etc.

Administrar a ansiedade é fundamental.

▶ Agora, é fundamental deixar claro ao paciente/familiar quais são suas responsabilidades na evolução do quadro apresentado. Cuidados pós cirúrgicos, repouso, medicações, curativos etc.


Não são raras as vezes que há uma má evolução da recuperação do paciente por sua própria responsabilidade.

Dica de ouro: tudo isso que falamos deve estar registrado no prontuário médico. Com quem foi falado, as informações passadas, riscos, responsabilidades etc.


Conte comigo para reduzir os riscos dos atendimentos médicos.


Compartilhe com seus colegas médicos, para que tomem os mesmos cuidados.


Um abraço.

Carlos Eduardo Ramos