PERFIL CAÇADOR DE MÉDICOS - uma realidade trágica de exposição da medicina

Você está ciente que existe um perfil do Instagram que está caçando médicos e republicando suas postagens? Pois é!


Opa! Tudo bem?

Há aproximadamente uma semana e meia eu venho acompanhando um perfil do Instagram que encontra postagens de médicos supostamente violadoras do Código de Ética e republica com críticas duras.

A foto de perfil é do personagem Dr. House e o proprietário(a) da conta não se identifica. Ele se divulga, entretanto, como um baluarte da ética médica e, portanto, expõe aqueles profissionais que aparentemente fazem publicidade abusiva ou praticam concorrência desleal.

Com a exploração cada vez maior das mídias sociais, tenho visto de fato muito médicos praticarem atos que podem trazer implicações éticas gravíssimas, tais como:

- Postagens de antes/depois;

- fazer selfie com paciente no consultório;

- realizar promoção de procedimento no perfil da rede social, entre outras condutas.

De fato essas práticas, em tese, violam as normas éticas. Por isso eu sempre faço questão de frisar com os médicos que me acompanham nas redes sociais e também meus clientes para que evitem esses tipos de divulgação.

Entretanto, a meu ver, a abordagem realizada por esse perfil incentiva o descrédito da medicina e incita ainda mais a população em geral contra essa classe profissional.

Veja um exemplo [coloquei tarjas vermelhas para não identificar o médico que está sendo criticado]:

undefined

Ao expor os perfis e criticá-los duramente, algumas vezes com deboches, inclusive, esse perfil @cirurgiaoplasticosincero exagera em sua suposta finalidade. Passa-se a ser um ataque declarado.

Me causou ainda mais estranheza o fato desta página divulgar que está executando tais práticas e enviando  ao Conselho Federal de Medicina e outras Sociedades de especialidades para instauração de procedimento disciplinar.

Se for verdade, acho um erro do CFM deixar veicular sua imagem com uma abordagem dessa.

Veja, a apuração de responsabilidades e recepção de denúncias está dentro de suas atribuições, devendo encaminhar para o respectivo CRM analisar. Entretanto posicionar-se contra esses ataques também deveria ser uma postura adotada pelo Conselho.

Resumo da história: evite esse tipo de postagem em suas redes sociais, pois além do risco de processo ético-profissional, agora existe uma ameaça de exposição grave para denegrir a sua imagem.

Caso você tenha sido alvo deste perfil ou de algo parecido busque medida judicial para retirada da postagem das redes e ressarcimento por eventuais danos se vierem a existir.

Na prática, funciona assim: uma pessoa não pode sair divulgando que você é infrator, criminoso etc sem que exista uma decisão transitada em julgado, no Órgão Competente, que assim estabeleça.

Lembre-se: o sensacionalismo vende, ou seja, grandes chances deste perfil continuar a crescer e virar uma referência trágica para a medicina.

Esteja sempre informado sobre como agir diante de uma prática que coloca em risco os seus direitos e prerrogativas profissionais.

Se você gostou deste artigo, clique no botão abaixo e se inscreva para receber mais dicas práticas e aplicar no seu dia-a-dia.


Poderia deixar um comentário aqui embaixo 👇👇👇👇 me contando o que achou, se gostou, faltou algo etc? Ficarei muito feliz.

Pode sugerir temas para discussão também! Quero trazer assuntos cada vez mais úteis para você! 

Até o próximo post!

Um abraço,

Carlos Eduardo.