O que é a plataforma "Defesa Médica - Dicas" e para que ela existe?

Gostaria de contar um pouquinho sobre a minha história e o que você ganha com esta plataforma.

Olá! Meu nome é Carlos Eduardo e gostaria de dividir com você um pouco da minha história profissional, para que saiba mais sobre minhas experiências e o por que escolhi inaugurar este canal de informação.

Iniciei os estudos na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 2005. Em 2008 fui aprovado para participar do Laboratório de Iniciação Científica do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), oportunidade esta de engrandecimento científico, pois tive contato com os mais diversos juristas de renome do Brasil e exterior.

Em 2009 concluí a graduação e já pensava em dar continuidade aos estudos acadêmicos através de uma pós graduação.

Assim, me mudei de Campinas para a cidade São Paulo a fim de cursar a pós graduação em Direito Penal e Processual Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP), sendo que, mesmo antes de concluir a minha mudança acabei sendo contratado para integrar o setor Jurídico de um hospital privado, ou seja, em 2010 estava cursando a pós e trabalhando.

Ainda em 2010 fui convidado a integrar a Comissão de Direito Médico da 39ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil - São Bernardo do Campo, para o período de 2010/2011.

Em 2011, me desliguei do hospital que trabalhava para Inaugurar o escritório Azeredo, Coragem & Ramos Advogados, juntamente com o Diretor jurídico do hospital em que eu estava, Dr. Caio Azeredo, por quem tenho muita admiração e devo muito de minha evolução profissional.

Em Janeiro de 2013 assumi o cargo de Coordenador Geral de Defesa do Consumidor do Município de Guaratinguetá. Nesta função, entre minhas atribuições, estava a direção do PROCON Municipal. Foi uma ótima oportunidade para dirigir um Órgão Público, entender melhor o seu funcionamento e implementar técnicas de Gestão.

Em paralelo à atuação no PROCON Municipal de Guaratinguetá, eu e mais dois sócios, empreendemos em dois negócios na cidade de São José dos Campos, com os quais permaneço até hoje, além do meu escritório Defesa Médica - Dr. Carlos Eduardo Ramos.

Importante que durante todas essas experiências, minha paixão e aprofundamento pelo Direito Médico e Direito Penal só aumentaram. 

Você pode estar se perguntando: Mas por que optar por trabalhar em Defesa Médica

Sou filho de médico (Ginecologista e Obstetra), irmão de dois médicos (um Ortopedista e outro também G.O.) e, durante toda a minha vida convivi neste meio profissional e acompanhei o crescente número de processos que poderiam ser evitados com mudanças simples no dia-a-dia de trabalho.

Assim, desde 2010 tenho o prazer de seguir uma carreira dedicada a esses dois ramos do Direito e, agora, passo a compartilhar com você o que aprendi durante estes anos, com o único intuito de te manter uma plataforma voltada à troca de experiências e divulgação de dicas práticas para um atuar médico mais seguro.

Fundei, então, esta plataforma para que os médicos consigam ter acesso a conteúdos práticos, para aplicar em sua rotina de trabalho, sem aquela linguagem formal que nós advogados usamos.

É de fato um canal de interação, troca de experiências e aprendizado mútuo.

Espero que você verdadeiramente aproveite o conteúdo, comente, curta, compartilhe para que consigamos levar esses temas ao maior número de profissionais possível.


Se você gostou deste artigo, clique no botão abaixo e se inscreva para receber mais dicas práticas e aplicar no seu dia-a-dia.

Se você puder deixar um comentário aqui embaixo 👇👇👇👇 me contando o que achou, se gostou, faltou algo etc, ficarei muito feliz.

Pode sugerir temas para discussão também! Quero trazer assuntos cada vez mais úteis para você! 

Por enquanto é só. Até o próximo post!

Um abraço,

Carlos Eduardo.