Estão mirando no Dr. Bumbum, mas podem atingir você!

As notícias de erros médicos, em destaque a do Médico Denis Furtado, estão afetando a imagem da medicina e podem te transformar em um alvo.



Opa, tudo bem?


Você com certeza está acompanhando o caso do "Dr. Bumbum" nas mídias.

Hoje tivemos mais uma notícia de suposto erro médico também durante realização de procedimento estético.

▶ Veja:  Médica diz para paciente comer secreção em resposta a queixas de complicações com procedimento estético 

Por si só os casos já são preocupantes, tendo em vista a forma como esses profissionais se mostram atuando. Mas não foi apenas isso que chamou minha atenção.

Estamos acompanhando há algum tempo uma sequência de ataques à classe médica, como se esta fosse composta por profissionais irresponsáveis.

Lembro a capa da revista Superinteressante deste mês que trouxe a manchete "Erro Médico: Ele é mais comum do que você pensa", onde se afirma que uma pessoa tem 33.000 vezes mais chances de morrer por um erro médico do que por acidente aéreo.

Não estou preocupado sozinho.

Nesta semana aconteceu em São Paulo o 3º Fórum Nacional de Integração do Médico Jovem, oportunidade em que foram discutidos muitos assuntos de interesse da classe médica em geral e do jovem médico especificamente. Interessante que, durante a abertura, o Dr. Lavínio, Presidente do CREMESP, fez referência a estes acontecimentos e como isso afeta a imagem da medicina.

É muito importante que os Conselhos se manifestem em apoio à Medicina e aos médicos, para demonstrar que esses casos são exceções e não representam a realidade dos profissionais.

Mas não basta esperar que apenas os grandes Órgãos lutem por resgatar a imagem desta profissão. Você, no dia-a-dia de atendimento junto aos pacientes tem que trabalhar pelo fortalecimento.

E eu digo isso com muita tranquilidade, pois assim oriento os meus clientes: um dos fatores que fez os processos contra médicos explodirem nas estatísticas foi a precarização da relação médico-paciente

Por isso, busque conversar com seus pacientes nas consultas, atendimentos ou no relacionamento do dia-a-dia para quebrar essa imagem negativa que está sendo construída. Quanto mais ligação o seu paciente tiver com você, mais ele defenderá os médicos quando se deparar com informações negativas, formando-se assim uma comunidade de defensores da medicina.

Você concorda com isso? Deixa um comentário aqui embaixo sobre o assunto. 👇👇👇👇👇👇

Pode sugerir temas para discussão também! Quero trazer assuntos cada vez mais úteis para você! 

Se ainda não está inscrito no projeto, clica no botão abaixo para receber no seu e-mail dicas práticas iguais a esta.

Por enquanto é só. Até o próximo post!

Um abraço,

Carlos Eduardo.