Tem paciente falando muito mal de médico no facebook...

Como o médico deve agir diante de acusações injustas realizadas nas mídias sociais?


Opa! Tudo bem?

Aqui é o Carlos Eduardo.

Hoje eu gostaria de bater um papo com você sobre situações corriqueiras que vêm acontecendo na carreira dos médicos e causam muito desconforto: as ofensas e mentiras divulgadas nas redes sociais.

Não sei se você já vivenciou ou conhece alguém cujo paciente, descontente com alguma orientação ou procedimento realizado pelo médico, se utilizou de redes sociais para realizar várias acusações contra o profissional.

Eu já cuidei de alguns casos em que meus clientes se sentiam extremamente incomodados, ofendidos e de mãos atadas sem saber como agir para que essa situação se interrompesse.

Um dos grandes problemas das redes sociais é que atrás de uma tela de celular/computador os covardes ganham coragem, e uma postagem pode engajar centenas ou milhares de pessoas a ofenderem o médico em questão, mesmo sem sequer o conhecerem.

Nestes casos, profissionais que dedicaram anos e anos a seus pacientes, vêm sua reputação sendo minada em poucas horas.

Agora eu te pergunto: O que fazer se você for vítima de uma situação dessas?

A primeira coisa é tirar printscreen de tudo: postagem, comentários, número de curtidas, compartilhamentos etc, pois isso comprova a extensão do dano que você está sofrendo.

Depois, denuncie a postagem à rede social e, em sendo possível, peça para sua rede de contatos mais íntima também fazê-lo, isso acelera o processo de exclusão da postagem.

Após, solicite ao seu advogado que entre em contato diretamente com o ofensor para que retire a publicação.

Agora, pode ser que o ofensor se recuse a tirar a postagem, bem como a rede social não entenda pela exclusão. Nestes casos, caberá o acionamento do Poder Judiciário.

Nesse sentido, tivemos uma decisão recente em que os filhos de uma idosa foram condenados a retirar a postagem e a pagar R$10.000,00 de reparação por danos morais ao médico ofendido

Uma vez que você salvou todos os printscreen, fica mais fácil a comprovação do dano e o alcance da reparação.

O ideal sempre é buscar resolver as questões com diálogo, porém, os médicos não podem permitir que essas práticas aviltantes sejam perpetradas sem que se tome alguma medida.

Isso vale também para os casos em que o paciente registra um boletim de ocorrência com diversas mentiras sobre o atendimento ou procedimento.

O seu advogado pode acionar judicialmente aquela pessoa, tanto buscando indenização, quanto uma condenação criminal

Por isso eu digo. Você precisa estar ciente dos seus direitos e como agir diante de uma situação de crise. Infelizmente foi-se o tempo que médicos tinham que saber apenas medicina.

Espero ter contribuído com essa dica.

Vamos juntos na missão de reduzir os riscos jurídicos dos atendimentos médicos.


Bacana?


Ficou alguma dúvida? Comenta aqui embaixo qual seria e nós vamos bater um papo para esclarecê-la.

Pode sugerir temas para discussão também! Quero trazer assuntos cada vez mais úteis para você! 

Por enquanto é só. Até o próximo post!

Um abraço,

Carlos Eduardo.