
DICA PRÁTICA PARA REDUZIR INADIMPLÊNCIA DE PACIENTES
Você precisa começar a utilizar ferramentas que vão facilitar a sua vida profissional.
Opa, tudo bem?
Aqui é o Carlos Eduardo.
Primeiro gostaria de te desejar um Feliz 2021! Que este novo ano venha com muito mais saúde, realizações e felicidade.
Hoje eu venho aqui trazer uma dica diferente para você, pois geralmente abordo questões do dia a dia dos atendimentos médicos, no tocante a redução de riscos jurídicos.
Bom, hoje eu venho trazer uma dica também de redução de risco jurídico.... o risco do calote!
Nas minhas férias agora, conversando com amigos médicos, percebemos que a inadimplência subiu bastante nesse ano de pandemia.
Alguns realizaram o parcelamento do pagamento do procedimento para os pacientes, seja através de cheque ou na confiança mesmo (!!).
Sim! Na confiança.
E o que você acha que aconteceu? Depois da realização, o paciente sumiu. Não responde mais WhatsApp, e-mail nem atende ligações.
Sabemos que a inadimplência é inerente à atividade comercial e, em muitas situações, não parcelar o pagamento pode acabar afastando pacientes, inclusive os bons pagadores.
Então, o que fazer?
Primeiro, você pode realizar um parcelamento que se encerre antes da realização do procedimento. Esse é o melhor caminho. Se isso não for possível, você pode utilizar ferramentas de cobranças eficazes, que vão lembrar o paciente da data do vencimento e, eventualmente, podem negativar o nome.
Eu, por exemplo, utilizo o sistema ASAAS. Através dele você consegue emitir boletos à vista ou parcelados, cobrar via cartão de crédito e fazer a gestão do seu caixa.
Além disso, essa ferramenta disponibiliza lembretes automáticos de vencimento, o que diminui a inadimplência.
Sabe o que é melhor? Tudo isso sem mensalidades e com taxas melhores que os bancos convencionais.
Como eu sempre digo, o médico precisa entender que ele é um empresário e utilizar boas ferramentas para gestão de seu consultório, clínica ou hospital.
Se você identificou a necessidade de melhorar a forma de cobrança, vou deixar o link abaixo para começar a utilizar esse sistema, que sugeri.
Fique a vontade para procurar outros. O que não pode mais é levar calote de paciente e não saber o que fazer.
Espero que essa dica te auxilie a reduzir a inadimplência e aumentar o faturamento neste 2021.
Um abraço,
Carlos Eduardo Régis Ramos