DICA PRÁTICA PARA REDUZIR INADIMPLÊNCIA DE PACIENTES

Você precisa começar a utilizar ferramentas que vão facilitar a sua vida profissional.

Opa, tudo bem?

Aqui é o Carlos Eduardo.

Primeiro gostaria de te desejar um Feliz 2021! Que este novo ano venha com muito mais saúde, realizações e felicidade.

Hoje eu venho aqui trazer uma dica diferente para você, pois geralmente abordo questões do dia a dia dos atendimentos médicos, no tocante a redução de riscos jurídicos.

Bom, hoje eu venho trazer uma dica também de redução de risco jurídico.... o risco do calote!  

Nas minhas férias agora, conversando com amigos médicos, percebemos que a inadimplência subiu bastante nesse ano de pandemia.

Alguns realizaram o parcelamento do pagamento do procedimento para os pacientes, seja através de cheque ou na confiança mesmo (!!).

Sim! Na confiança

E o que você acha que aconteceu? Depois da realização, o paciente sumiu. Não responde mais WhatsApp, e-mail nem atende ligações.

Sabemos que a inadimplência é inerente à atividade comercial e, em muitas situações, não parcelar o pagamento pode acabar afastando pacientes, inclusive os bons pagadores.

Então, o que fazer? 

Primeiro, você pode realizar um parcelamento que se encerre antes da realização do procedimento. Esse é o melhor caminho. Se isso não for possível, você pode utilizar ferramentas de cobranças eficazes, que vão lembrar o paciente da data do vencimento e, eventualmente, podem negativar o nome.

Eu, por exemplo, utilizo o sistema ASAAS. Através dele você consegue emitir boletos à vista ou parcelados, cobrar via cartão de crédito e fazer a gestão do seu caixa.

Além disso, essa ferramenta disponibiliza lembretes automáticos de vencimento, o que diminui a inadimplência.

Sabe o que é melhor? Tudo isso sem mensalidades e com taxas melhores que os bancos convencionais.

Como eu sempre digo, o médico precisa entender que ele é um empresário e utilizar boas ferramentas para gestão de seu consultório, clínica ou hospital.

Se você identificou a necessidade de melhorar a forma de cobrança, vou deixar o link abaixo para começar a utilizar esse sistema, que sugeri.

Fique a vontade para procurar outros. O que não pode mais é levar calote de paciente e não saber o que fazer.

CONHECER O ASAAS

Espero que essa dica te auxilie a reduzir a inadimplência e aumentar o faturamento neste 2021.

Um abraço,

Carlos Eduardo Régis Ramos